domingo, 7 de setembro de 2008

7) BAKHTIN E CULTURA.

Esta roda de conversa pretende explorar a concepção de cultura no Círculo de Bakhtin, que aparece explicitada em “A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais”, e que permeia outros diversos textos (como “Estética da criação verbal”, “Questões de literatura e estética” e “Problemas da poética da Dostoievski”, por exemplo), uma vez que a produção estética é uma de suas preocupações centrais e se encontra, sempre, relacionada à cultura. Cultura refere-se à representação humana, à construção social do real pelos sujeitos, ou seja, sempre pela linguagem, que se manifesta por meio da produção dos gêneros discursivos.

Obs.: Utilize o link de comentários abaixo para discutir o tema dessa Roda de Conversa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Toda vez que entro nas rodas, procuro algum comentário aqui.
Vou começar então, muito insegura, contando um caso.
Caso de professora. Professora universitária em faculdade particular.
Estamos no quarto semestre de Letras, aulas de Leitura e Produção de Textos.
Pra dar conta de ajudar na elaboração do Relatório de Estágio (e no Estágio),estamos trabalhando também com Diário de Campo e com Crônicas, e com Walter Benjamin - é claro.
Vimos um filme da Carla Camurati, "Carlota Joaquina", e a proposta era produzir uma crônica "inspirados" pelo filme e pela efeméride - 200 anos de vinda da família real pro Brasil.
Na devolutiva das produções de crônicas, aconteceu um embate entre uma aluna e eu - "olha, professora, acho que esse filme é engraçado, mas ele não serve pra ensinar as crianças, porque é tudo mentira, é gozação".
Por acaso, nós também discutimos "discurso autoritário, discurso polêmico e discurso lúdico" como "conteúdo" do semestre. Nisso se pautou minha argumentação (resposta-responsável?).
Foi bom, pois pude fazer a defesa do humor, sobretudo de nosso olhar brasileiro - eternamente oscilante entre o jocoso e o ufânico (vide a verdade do cavalo branco e da espada em punho de D. Pedro I, na proclamação da independência).
Isso é trabalhar com cultura em sala de aula? Isso pode ser trabalhar com cultura polifonicamente?
Ou minha posição de professora sempre dá o acabamento à conversa, e a cultura, como valor, acaba sendo aquela que eu considero prevalente?
Vívian, a sem senha

Anônimo disse...

O que é cultura? Hoje há um sentido restrito, do tipo "cultura escolar" ou "empresarial", mas isso é só hábito, costume, linguagem específica. Cultura é um conjunto de valores amplos, nem sempre explícitados, que norteiam, na base, o agir do homem. Nada a ver com conteúdos ou fatos históricos. Basta ver no Rabelais como Bakhtin fala de cultura para ver isso. Assim, o episódio que você conta pode ser pensado em termos de "o que é cultura".

Anônimo disse...

Pra mim, o âmbito da cultura é o da realidade e ligado a própria vida, qunado recortamos "cientificamente" para fazer a captura de algo dessa realidade estamos produzindo conhecimentos - específicos, organizados e sistematizados. Ainda, quando reduzimos um pouco mais, temos os conteúdos, as disciplinas.Então, o caminho proposto por você professora, vai em sentido contrário, sair dos conteúdos da história, dar voz a outras vozes compondo essa história - não apenas a oficial, e na direção mesmo do conhecimento que faça sentido para seus alunos, encontre na realidade presente e vivida razões, sensações, intuições e emoções na esfera da vida e aprender com o que já temos feito enquanto humanizade!
Parabéns e continue com forças remando contra a maré do reducionismo, da especialização, da fragmentação.

Anônimo disse...

Gostaria de me reportar a questão da cultura , mas não no sentido de que se apresente redundante, pois aqui já foi comentado. Porém ao ler as mesnagens postadas me senti incomodada pois, quando falamos em cultura não é conveniente enquadrarmos a disciplina e os conteúdos como forma de cultura sistematizada. A cultura como o colega bem disse conjunto de valores nem sempre explicítos estão sim em todo conhecimento produzido, porém não caracteriza a disciplina ou conteúdo em si, faz parte , está entre mas não é.