domingo, 7 de setembro de 2008

3) BAKHTIN E GÊNEROS DO DISCURSO.

Conceito inovador e provocativo do Círculo de Bakhtin. Esta roda pretende discutir a importância dos grupos sociais (desde duas ou mais pessoas organizadas em um meio social comum), que se servem de um campo de utilização da linguagem que elabora seus tipos relativiamente estáveis de enunciados.

Obs.: Utilize o link de comentários abaixo para discutir o tema dessa Roda de Conversa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gêneros do discurso. Esse conceito ‘inovador e provocativo’ vem sendo amplamente divulgado no meio escolar. Mas, nota-se que essa divulgação se dá, muitas vezes, pelo viés teórico de Schneuwly como nos mostra a nova ‘cartilha’ do Estado.
Sem defender ou criticar, coloco uma questão: Até que ponto a teoria dos gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin coaduna-se com os estudos do grupo de Genebra?

Anônimo disse...

Fabiana. Você começou essa discussão por uma das principais perguntas que devemos nos fazer atualmente quando pensamos sobre o conceito de gêneros do discurso e a filosofia de linguagem de Bakhtin.

Blog da Si disse...

Bem, acho que a pergunta teria que ser ao contrário...até que ponto os estudos do grupo de Genebra coadunam-se com a teoria dos gêneros do discurso?? De verdade, nem acho que deveriam se coadunar e se encaixarem (sem lacunas, sem sobras, adaptações, releituras, etc..) porque o grupo de Genebra está pensando outras coisas - o ensino - o que não era o alvo de Bakhtin ao formular seu conceito. Aliás...eles são psicólogos, e não linguistas, filósofos da linguagem ou outra coisa...
Mas outras questões me perturbam a respeito deste tema, no que diz respeito à teoria dos gêneros. Primeiro ...não acredito que o conceito de gênero seja inovador, ele é muito antigo - acontece que a (re)leitura de Bakhtin sobre ele parece ser algo novo, que visa um totalidade, que se abre...principalmente pela consideração do tripé (e daí a questão do TEMA é crucial) e pela consideração da dinamicidade e mobilidade nas esferas e entre as esferas, bem como no tempo e no espaço. Assim, para se compreender o conceito, deve-se ter em mente também outros conceitos bakhtinianos como cronotopo e dialogismo.
Bem...só para provocar...rs
Simone

Guilherme V T Prado disse...

Gênero é um conceito muito antigo? Gêneros do Discurso?...diga mais, Simone, já que você provocou... acatando que ter em mente os conceitos de cronotopo e dialogismo colaboram com possíveis outros entendimentos...
Guilherme.

Anônimo disse...

O que me impressiona na questão do gênero nos termos de Bakhtin é sua ênfase na constituição social das formas de interação entre sujeitos concretos. Para o conceito de gênero convergem de fato todos os conceitos do âmbito do dialogismo.
Genebra: trata-se de teorias textuais e de didatização de gêneros, algo que altera a perspectiva e a própria idéia de gênero.

Bruno disse...

Por favor, o que voces entederam sobre o capítulo da Pessoa que fala no Romance do livro Questões de linguagem e estética. Achei muito confuso e trazendo alguns conceitos ainda não muito claros para mim na obra de Bakthin.