domingo, 7 de setembro de 2008

4) BAKHTIN E A SUBJETIVIDADE.

Questão imperativa na constituição das ciências humanas e bem definida pelo Círculo. Esta roda de conversa pretende explorar a idéia de consciência como social e do sujeito como constituído a partir do outro.

Obs.: Utilize o link de comentários abaixo para discutir o tema dessa Roda de Conversa.

6 comentários:

Anônimo disse...

A marcante presença do outro e o caminho percorrido por Bakhtin tem, ao meu ver, certa aproximação com elementos importantes em Vigotski relacionados à intersubjetividade. Se estou certo nossa roda poderá fazer um exercício da subjetividade e de intersubjetividade em Bakhtin?

gegelianos disse...

Creio que a discussão deverá percorrer esse caminho. Algumas ligações entre os pensamentos de Vigotski e Bakhtin são muito produtivas.

Maria Angélica disse...

Em Bakhtin, categorias como dialogia, intertextualidade, polifonia etc nos levam, necessariamente, ao exercício do reconhecimento da constitutividade do outro, da necessidade dos processos interativos, enfim,ao reconhecimento da intersubjetividade na linguagem. Acho que essa roda poderá nos levar a entender como se dá a 'subjetividade' a partir da intersubjetividade.
Não sei, mas talvez isso nos leve a uma discussão sobre responsabilidade, não?
Porque penso que essa 'subjetividade' se dá em termos de responsabilidade.

Anônimo disse...

Responsabilidade. Creio que sim porque ela nos pode dar a medida da cumplicidade e um pouco da produção de sentidos, que acho ter alguma relação com a parceria entre sub e intersubjetividade.

Vívian disse...

Respondibilidade, responder e responsabilizar-se.
A relação entre sub e intersubjetividade nos permite pensar em destinário e sobredestinatário.
A quem/quens se reponde e por quem/quens se reponsabiliza o sujeito em seu ato (verbal)?

Anônimo disse...

A relação entre responsabilidade e subjetividade parece bem complexa em Bakhtin, que infelizmente não parece considerar os aspectos inconscientes da subjetividade (freudismo é teoricamente fraco). Vigotski é psicólogo e falta-lhe um saber discursivo. Certas tentativas conhecidas de juntá-los parecem bem idealistas e não fazem justiça aos dois, que estão dentro da tradição do materialismo. Será que alguém dessa roda vai abordar essas questões?